sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vereadores propõem programa de apoio a estudantes com dislexia

Os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB) protocolaram na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que autorizam o Poder Executivo a instituir o “Programa de Apoio ao Aluno Portador de Distúrbios Específicos de Aprendizagem Diagnosticados como Dislexia”.

De acordo com a propositura, o programa tem como objetivo diagnosticar, acompanhar e orientar os estudantes com dislexia, abrangendo a capacitação de educadores da rede pública ou instituições particulares de ensino, para que tenham condições de prestar auxílio no tratamento, e criando equipes multidisciplinares com profissionais aptos na execução do diagnóstico, acompanhamento e orientação dos alunos e seus familiares.

No documento, os vereadores relatam que grande parte dos alunos com o distúrbio sofre diversas formas de discriminação, causando sua exclusão social. “Os alunos sofrem de extrema dificuldade de aprendizado, o que dificulta sobremaneira sua alfabetização, e que em muitos dos casos cria certa ‘resistência’ desses alunos na continuidade da vida escolar, provocando inclusive o abandono”, afirmam na justificativa.

“Há grande relevância o fato de que os alunos que sofrem tal distúrbio não raramente são vítimas de bullying nas escolas. A educação é um direito social de todas as pessoas, fazendo parte das condições para a existência digna de cada um”, concluem.

O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário