quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Definida composição de nova Comissão de Inquérito

Os vereadores da Câmara Municipal de Americana aprovaram por unanimidade durante a primeira sessão ordinária de 2010, realizada nesta quinta-feira (21) no Plenário “Dr. Antônio Álvares Lobo”, o projeto de decreto legislativo nº 2/2010, de autoria da Mesa Diretora, que constitui comissão especial de inquérito (CEI) para investigar supostas irregularidades na contratação de show musical promovido pelo município em 18 de dezembro de 2009.

A solicitação de formação da comissão foi apresentada através de requerimento pelos vereadores Reinaldo Chiconi (PMDB), Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT) e Marco Antonio Alves Jorge – Kim (PDT). O Regimento Interno da Câmara já garantia a formação da CEI, uma vez que um requerimento de instalação de comissão assinado pelo número mínimo de cinco vereadores desobriga a necessidade de votação.

Durante a sessão, foram definidos como membros da comissão os vereadores Capitão Crivelari (PP), Celso Zoppi, Divina Bertalia, Leonora do Postinho (PPS), Odair Dias (PV), Oswaldo Nogueira (DEM), Paulo Chocolate (PC) e Valdecir Duzzi (PSDB). O vereador Reinaldo Chiconi, por ter sido o primeiro signatário do requerimento, ficou automaticamente definido como presidente da comissão.

O vereador Celso Zoppi defendeu a criação da comissão por considerar ser dever de ofício do vereador apurar quaisquer denúncias feitas sobre o Poder Público municipal. “Não interessa de onde partiu a denúncia, nós não poderíamos ser coniventes com irregularidades e deixar de investigá-las”, afirmou.

Já o vereador Capitão Crivelari se disse preocupado com o fato de ser apurado algo através de denúncias. “Devemos ter cautela ao jogar nomes à opinião pública. Não basta ter suspeitas, é preciso ter elementos formais e indícios de irregularidade”, argumentou.

O vereador Reinaldo Chiconi, por sua vez, discordou, afirmando que existem indícios de irregularidades. “Possuímos recibos, documentos que nos foram apresentados. O pensamento da CEI é trabalhar sério, sem politicagem, com lisura e responsabilidade”, salientou.

Para o vereador Antonio Carlos Sacilotto (PSDB), a CEI é um instrumento legal de apuração do Legislativo. “Só não podemos fazer um pré-julgamento. A comissão vai apurar os fatos, mas não se pode iniciar os trabalhos pré-julgando que há irregularidade. Se houver de fato irregularidade, que seja então corrigida”, refletiu.

A comissão tem prazo de noventa dias para conclusão dos trabalhos e apresentação de relatório conclusivo.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário