sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quatro postos de combustíveis continuam desativados em Americana

Quatro dos nove postos de combustíveis desativados em Americana nos últimos dois anos continuam fechados, apontou levantamento realizado pelo gabinete do vereador Reinaldo Chiconi (PMDB). O gabinete visitou os locais e constatou que cinco postos voltaram a funcionar.

Os postos de combustíveis que continuam desativados estão localizados nos seguintes endereços: esquina da Avenida São Jerônimo com a Rua Espanha, no Jardim Santa Maria (o estabelecimento está fechado, porém limpo, sem as bombas e cercado com correntes); Avenida Paulista, nº 499, no Jardim Colina (o estabelecimento havia voltado a funcionar, porém está com tapumes em seu entorno); Rua Chalil Miguel Honsi, nº 26, no Jardim América II (o estabelecimento permanece fechado e abandonado, sem corrente e servindo como estacionamento de veículos; e Avenida Gioconda Cibin nº 10, no Jardim Brasília (também fechado, com corrente, mas servindo de estacionamento para veículos).

“Decorrente dessa situação de abandono, geralmente o local acaba sendo utilizado como estacionamento clandestino, abrigo para moradores de rua e até como ponto de consumo e tráfico de drogas, propiciando que pessoas suspeitas se utilizem do local, deixando os moradores das imediações muito preocupados com a situação”, afirmou.

Chiconi iniciou o trabalho de acompanhamento dos postos de combustíveis fechados em 2009. A partir da reclamação dos moradores, o vereador levantou uma série de informações sobre os postos fechados em Americana, como o número total de estabelecimentos e o histórico de cada imóvel, além de visitar todos locais para avaliar as condições de conservação. Chiconi levantou também, junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as normais relacionadas a estruturas, manutenção e conservação de postos de combustíveis.

De acordo com o vereador, pessoas que moram próximas a estes estabelecimentos o procuraram no gabinete alertando sobre o problema, preocupadas com o risco de explosão devido à má conservação dos tanques subterrâneos de armazenamento de combustíveis.

“O quadro é muito preocupante para os moradores das imediações destes locais, pois, além de contaminar o solo, o lençol freático e os rios poderá, a qualquer momento ocorrer uma explosão devido à evaporação do combustível na atmosfera”, alertou Chiconi.

Na época, o vereador encaminhou um ofício à Agência Ambiental de Americana, informando que o Corpo de Bombeiros recomenda a colocação de água ou areia nos tanques subterrâneos, acabando com o risco de explosão. E foi constatado que tal medida, entretanto, raramente é adotada pelos comerciantes.

“A proteção dos cilindros resume-se basicamente a uma parede dupla de aço. Os tanques mais modernos, ainda uma minoria, são feitos de fibra de carbono, material mais resistente à corrosão. Vazamentos de tanques subterrâneos são frequentes e só costumam ser descobertos depois que provocaram prejuízo considerável ao meio ambiente”, concluiu.

Assessoria de Comunicação

Clique na imagem para fazer o download do levantamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário