sexta-feira, 23 de julho de 2010

Nove postos de combustíveis continuam desativados em Americana

Americana conta atualmente com nove postos de combustíveis desativados, informou o vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) após uma visita realizada nesta quinta-feira (22) a diversos pontos da cidade. Dos dez estabelecimentos vistoriados em 2009, apenas um, na Rua Fernando de Camargo, foi reformado e está em funcionamento.

Dos nove estabelecimentos fechados, três estão lacrados, um passa por reforma, outro está reformado, mas sem atividades, e outros quatro demonstram sinais de abandono. A preocupação do parlamentar é maior com estes postos supostamente abandonados, que podem oferecer risco aos moradores vizinhos.

“Geralmente, por estarem abandonados, estes locais acabam sendo utilizado como abrigo para moradores de rua, estacionamento clandestino e até mesmo como ponto de consumo e tráfico de drogas. Com isso, os moradores das redondezas ficam preocupados, já que pessoas suspeitas se utilizam do local”, afirmou.

Outra preocupação, segundo Chiconi, é o fato de que os tanques desativados acumulam resíduos líquidos de combustível, que podem causar explosões se em contato com faíscas de cigarros, fósforos ou isqueiros. “O quadro é preocupante, pois além de contaminar o solo, o lençol freático e os rios, poderá a qualquer momento ocorrer uma explosão devido à evaporação do combustível na atmosfera”, alertou o parlamentar.

Após a coleta dos dados, Chiconi informou que já manteve contato com o Corpo de Bombeiros e que estuda a elaboração de um projeto de lei, para obrigar os proprietários destes estabelecimentos a encherem os tanques desativados com água ou areia, para impedir a evaporação destes combustíveis e evitar explosões.

Histórico

Chiconi, que realiza periodicamente pesquisas de preço de combustíveis (a última foi realizada no dia 19 de julho e constatou aumento de até 34% no preço do álcool combustível), vistoriou em setembro do ano passado os postos de combustíveis desativados na cidade.

A partir de reclamações dos moradores, o vereador levantou uma série de informações sobre os postos fechados em Americana, como o número total de estabelecimentos e o histórico de cada imóvel, além de visitar todos locais para avaliar as condições de conservação. Chiconi levantou também, junto à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as normais relacionadas a estruturas, manutenção e conservação de postos de combustíveis.

“A proteção dos cilindros resume-se basicamente a uma parede dupla de aço. Os tanques mais modernos, ainda uma minoria, são feitos de fibra de carbono, material mais resistente à corrosão. Vazamentos de tanques subterrâneos são frequentes e só costumam ser descobertos depois que provocaram prejuízo considerável ao meio ambiente”, concluiu.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário