quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Atraso na implantação de 250 abrigos em pontos de ônibus é discutido em reunião da CEA do Transporte


O atraso na implantação dos 250 abrigos nos pontos de ônibus em Americana foi um dos principais assuntos debatidos na reunião realizada nesta quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Americana, pela Comissão Especial de Acompanhamento (CEA) da qualidade do serviço público de transporte coletivo urbano no município. No encontro, as empresas concessionárias Viação Princesa Tecelã (VPT) e Viação Cidade de Americana (VCA) informaram que a implantação deve ter início ainda no mês de agosto. Elas foram notificadas no dia 28 de julho pela Secretaria de Transportes e Sistema Viário (Setransv) a executarem este serviço em um prazo de 30 dias.

Participaram da reunião o presidente da CEA, vereador Capitão Crivelari (PP), os membros Odair Dias (PV), Reinaldo Chiconi (PMDB), Valdecir Duzzi (PSDB) e Leonora do Postinho (PPS), a assessoria do vereador Paulo Chocolate (PSC), o vereador Adelino Leal (PT), o secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel Rogério de Freitas, o representante da VPT, Marcelo Santana, os representantes da VCA, André Nardini Roland, Silvio Bonami e Marco Dacorso.

Roland explicou que já foi contratada a empresa fornecedora dos 130 abrigos que serão implantados pela VCA. “No próprio dia 28, quando fomos notificados, mantivemos contato com o fornecedor. Em 30 dias, os abrigos já estarão sendo implantados nos locais determinados pela Setransv”, informou.

Já o representante da VPT afirmou que a empresa terá o mesmo fornecedor da VCA e que já foi apresentado um orçamento referente aos 120 abrigos que serão instalados pela VPT em Americana. “No início da próxima semana, no máximo, será encaminhado um cronograma da implantação dos abrigos à Setransv”, declarou Santana.

Freitas explicou que a instalação será feita pelas empresas e que a secretaria tomou o cuidado de não indicar fornecedores às concessionárias. Ele também esclareceu porque notificou as empresas a cumprirem a implantação dos abrigos em 30 dias. “Sempre houve uma tratativa de forma amigável. Assim que assumi a secretaria, busquei chamar as empresas para conversar. Mas percebi que, se não fosse feito de uma forma mais enérgica, os abrigos poderiam não ser instalados”, observou o secretário.

O presidente da CEA lembrou que o contrato firmado entre Prefeitura Municipal e empresas concessionárias previa que os abrigos fossem implantados até setembro de 2009. “No entanto, não havia um entendimento sobre o modelo do abrigo e, em razão das discussões se arrastarem durante meses, eles ainda não foram implantados no município. Ao notificar as empresas, a Setransv encaminhou o modelo definitivo e agora não há mais desculpas”, afirmou Crivelari. “A população precisa desses abrigos com extrema urgência, por isso vamos cobrar rapidez nesta implantação sob pena da comissão acionar o Ministério Público, caso as datas constantes no cronograma de implantação não sejam cumpridas mais uma vez”, ressaltou o presidente.

As empresas se comprometeram a enviar à Comissão do Legislativo cópias dos cronogramas que serão encaminhados à Setransv. “Há também um comprometimento meu em comunicar a comissão para que os vereadores possam acompanhar de perto”, afirmou Freitas.“Com o cronograma em mãos teremos um documento legal para tomar as medidas que se fizerem necessárias. Espero que não demorem os trinta dias para entregar esse cronograma”, apontou Crivelari.

Integração de linhas

Com relação à integração de linhas, o secretário confirmou que o prazo para implantação do sistema está mantido para que aconteça até o final de 2010. O representante da VPT, Marcelo Santana, informou que a bilhetagem eletrônica terá início no dia 15 de setembro.

Já o representante da VCA, André Nardini Roland, falou sobre a gestora. “É um equívoco falar que está tudo parado só porque não existe a personalidade jurídica (gestora)”, explicou. “Existe uma divergência no registro da gestora, mas isso não está atrapalhando o processo da bilhetagem eletrônica. O que se precisa é a boa vontade das duas empresas para fazer o processo andar e isso nós temos”, completou ressaltando que o cronograma está sendo cumprido.

Aumento da tarifa

“Não há que se falar em aumento da tarifa enquanto não forem instalados os abrigos”, declarou o secretário de Transportes. “Recuso-me a falar disso nesse momento, não é nossa prioridade. O mesmo contrato que determina a revisão do valor da tarifa também prevê a integração de linhas e a implantação dos abrigos”, enfatizou Freitas.

O presidente da comissão reforçou o posicionamento. “Vamos barrar qualquer pretensão de aumento. É inadmissível uma discussão nesse sentido enquanto não houver cumprimento das outras questões”, concluiu.

EMTU

O gerente regional de Campinas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Edson Thomaz Zilião, justificou ausência na reunião realizada pela CEA do Transporte, em razão de compromissos anteriormente agendados.

Por esta razão, o presidente da CEA convocou uma reunião para a próxima semana para tratar apenas dos assuntos relacionados ao transporte metropolitano. O encontro acontece no dia 11 de agosto, quarta-feira, às 10 horas, na Câmara Municipal de Americana, e deverá contar com as presenças dos membros da comissão, do secretário de Transportes e Sistema Viário, Jesuel Rogério de Freitas e de Zilião.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário