sexta-feira, 19 de março de 2010

Diferença no preço dos ovos de Páscoa pode chegar a 50%, aponta pesquisa de Chiconi

O preço dos ovos de Páscoa nos supermercados de Americana pode variar até 50%, apontou pesquisa realizada pelo Gabinete do vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) no dia 17 de março. O estudo constatou também que os preços subiram, em média, 12,15% em relação ao ano passado. No total, foram pesquisados 21 tipos diferentes de ovos de chocolate em seis dos maiores estabelecimentos da cidade.

O produto que apontou maior variação de preço foi o ovo de chocolate Batman de 180g. Enquanto o supermercado Brait vende uma unidade a R$ 26,98, no Wall Mart o preço é de R$ 17,88. A diferença é de 50,89%, ou R$ 9,10. Dos 21 tipos pesquisados, o que apresentou menor variação foi o ovo Sensação de 375g: R$ 28,39 no Pague Menos e São Vicente e R$ 27,88 no Wall Mart, uma diferença de 1,83%, ou R$ 0,51.

Comparativo com 2009

Em relação ao ano passado, o preço dos ovos de Páscoa subiu em média 12,15%. O ovo Bis de 530 gramas teve uma queda no preço médio de R$ 36,37 para R$ 35,95, ou 1,15%. Entretanto, ao passo que no Supermercado São Vicente o preço caiu de R$ 39,49 para R$ 34,49 (queda de R$ 4,50, ou 11,4%), no Extra o preço subiu de R$ 29,90 para R$ 34,79 – aumento de R$ 4,89, ou 16,35%.

No total, 76,39% dos ovos de páscoa pesquisados sofreram aumento de preço em relação a 2009, enquanto 19,44% tiveram redução e 4,17% permaneceram inalterados. A maior queda de preço foi registrada no ovo Ouro Branco de 375 gramas, no supermercado Brait – de R$ 35,98 para R$ 27,98, uma redução de R$ 8, ou 22,23%.

Segundo o vereador Chiconi, o ovo de Páscoa é o produto pesquisado por seu Gabinete que mais apresenta variação nos preços, o que mostra a importância de comparar os diversos estabelecimentos antes de decidir pela compra. “A pesquisa de preços continua sendo uma importante alternativa ao consumidor. O preço dos ovos, do supermercado mais caro para o mais barato, varia em média 26,36%, o que é uma diferença muito grande”, avalia.

Dentre os 21 de ovos de Páscoa pesquisados, o supermercado Extra foi o que apresentou o maior número de preços mais altos, com nove produtos. Já o supermercado Wall Mart registrou o preço mais baixo em 17 ovos de chocolate.

Chiconi lembra ainda que é comum os preços baixarem na semana anterior à Páscoa. No ano passado, a pesquisa do vereador apontou que o preço dos ovos sofreu redução de até 41% em vinte dias. O Gabinete realizará ainda, na próxima semana, outra pesquisa para verificar se essa queda dos preços nos dias próximos à Páscoa ocorrerá novamente.

Barras de chocolate

Chiconi lembra ainda que, para as pessoas que optam por comprar as barras de chocolate e fazer seus próprios ovos de páscoa, também é importante pesquisar os preços. Dependendo do estabelecimento, o mesmo produto pode ficar até 23% mais caro. Foram pesquisadas oito barras de chocolate de pesos e fabricantes diferentes em nove estabelecimentos da cidade.

De acordo com o levantamento realizado, uma barra de chocolate ao leite 500g da marca Garoto custa, no estabelecimento de menor preço, R$ 11,39, e no de maior preço, R$ 13,90 – uma diferença de R$ 2,51, ou 22,04%. No caso do chocolate branco, a diferença pode ser até maior: no estabelecimento de menor preço, custa R$ 12,17, ao passo que no de maior preço, R$ 14,98 – uma diferença de R$ 2,81, ou 23,09%.

Chiconi alerta ainda que, para quem decidir comprar a barra de chocolate e fazer os ovos em casa, a barra de um quilo compensa ainda mais que a de 500 gramas. “A barra de 500 gramas de chocolate ao leite da marca Garoto custa R$ 11,39 no estabelecimento mais barato, enquanto que a de um quilo custa R$ 18,90. o consumidor compra o dobro da quantidade de chocolate e só paga R$ 7,51 a mais, o que é menos do que se comprasse duas barras de 500 gramas”, explica.

O vereador ressalta a importância da pesquisa para o consumidor, já que de um ano para o outro, os preços subiram, em média, 14,38%. “O cidadão precisa ficar atento, porque houve um aumento que chegou a 25,68%, no caso da barra de chocolate branco da marca Garoto de um quilo, que do preço médio de R$ 16,08 em 2009, foi a R$ 20,21 neste ano”, completa.

Este é o quarto ano que Chiconi realiza o levantamento, com objetivo de transmitir de forma clara ao consumidor a variação de preços existente. Chiconi tem promovido também, nos últimos anos, estudos periódicos de preços dos combustíveis, da cesta básica, do gás de cozinha e do pão francês.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

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