quinta-feira, 18 de março de 2010

Instalação de abrigos nos pontos de ônibus é debatida pela subcomissão de Transporte Coletivo do Fórum Americana 2020

O compromisso de instalação e manutenção de abrigos nos pontos de ônibus da cidade foi um das principais metas apontadas durante a reunião da subcomissão de Transporte Coletivo do Fórum Municipal Americana 2020. A subcomissão, presidida pelo vereador Reinaldo Chiconi (PMDB), reuniu-se nesta quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Americana.

A subcomissão é composta pelo presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transportes Urbanos de Passageiros de Americana, Paulo Sérgio da Silva, pelo advogado da Viação Cidade de Americana, André Nardini de Oliveira Roland, pelo encarregado de Logística da Viação Ouro Verde, Marcelo Santana, e pela supervisora da Secretaria de Transporte e Sistema Viário, Ione Gabriela Prado de Andrade.

Durante a reunião, os membros da subcomissão debateram diversos assuntos importantes, dentre eles a implantação de abrigos nos 250 pontos de ônibus da cidade. Os representantes das empresas explicaram que os abrigos deveriam ter sido colocados no ano passado, mas houve atraso devido a uma alteração no projeto original feito pela Secretaria de Transportes.

De acordo com Chiconi, os representantes das duas empresas assumiram o compromisso de executar as obras de instalação dos 250 abrigos antes do final deste ano. “Há muito tempo estamos lutando para que sejam colocados os abrigos nos pontos de ônibus. Essa proteção é fundamental para a população da cidade, que utiliza diariamente o transporte público urbano e que muitas vezes fica durante horas esperando nos pontos debaixo de sol forte ou de chuva”, afirmou o presidente da subcomissão.

Durante o encontro, foi apontado também o problema referente ao tempo de espera dos passageiros devido à manobra dos trens na estação ferroviária localizada atrás do terminal urbano central, impedindo a passagem dos ônibus nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h.

“A nossa malha viária já é pequena e limitada, e nos horários de pico há uma dificuldade muito grande para a passagem dos ônibus, pois os trens fazem manobras no pátio da linha férrea justamente nesses horários, travando a passagem dos ônibus. Isso está dificultando muito a vida dos motoristas e das pessoas que utilizam o transporte coletivo”, acrescentou Chiconi

Também foram apresentadas as seguintes metas: reestruturação dos pontos de apoio aos trabalhadores do transporte coletivo, como a instalação de banheiros e de local adequado para as refeições; qualificação dos profissionais para melhorar o atendimento aos usuários; mecanismos que dêem preferência aos ônibus, para que haja fluidez durante o percurso; e a revisão da fórmula da gratuidade, empregando subsídios para não sobrecarregar usuários e passageiros.

“Fiquei muito contente com a participação de todos, principalmente dos representantes das empresas da cidade, que deram sugestões e se mostraram dispostos a melhorar a qualidade do transporte coletivo da cidade. Foi muito positivo”, concluiu o vereador.

Chiconi preside também a subcomissão de Pessoas com Deficiência, que se reuniu no dia 15. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão de Pessoas com Deficiência e Transporte Coletivo acontece no dia 5 de abril, e a audiência pública no dia 14 de abril, no Plenário da Câmara.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário