terça-feira, 16 de março de 2010

Subcomissão de Pessoas com Deficiência do Fórum Americana 2020 apresenta metas para melhorar a acessibilidade no município

Melhorar a acessibilidade em todos os setores da sociedade foi o principal assunto discutido pela subcomissão de Pessoas com Deficiência do Fórum Municipal Americana 2020, presidida pelo vereador Reinaldo Chiconi (PMDB), que se reuniu nesta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Americana.

A subcomissão é composta pelo presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana (APAE), Sebastião de Souza Adegas, pela coordenadora do Centro de inclusão Mãos que Acolhem, Vanessa Cristina Fornaziero, pela diretora de Unidade de Atenção ao Direito da Pessoa com Deficiência, Elizabeth Fitzsons da Silva e pela assistente social do Centro de Prevenção à Cegueira, Rosemary Favarelli Toledo.

Durante o encontro, foram discutidas e apresentadas metas para a que as pessoas com deficiência tenham acessibilidade em todos os setores, como saúde, cultura, lazer, esporte, mercado de trabalho, transporte e edificação. Os participantes debateram sobre a importância da adequação de espaços públicos e privados, principalmente os que oferecem serviços na área da saúde e atividades culturais, para que se adequem aos diversos tipos de deficiência. “Nós precisamos fazer cumprir a lei e adequar primeiramente os espaços públicos, dando assim bom exemplo aos outros setores”, destacou Adegas.

Na área de educação, esporte, cultura e lazer, os principais assuntos discutidos foram a inclusão das pessoas com deficiência; a orientação aos órgãos competentes para que facilitem a participação em atividades e competições esportivas; a criação de oficinas e cursos nas áreas de música, artes plásticas, literatura e teatro; e a adaptação de prédios históricos e pontos turísticos.

Outro ponto importante destacado durante a reunião foi a importância da busca de parcerias para divulgar todas as informações, tanto por parte da imprensa como dos setores competentes, a fim de orientar a população sobre a importância de respeitar e adequar os espaços e também de orientar familiares sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência.

Para Elizabeth, existe a necessidade de uma atenção especial à prevenção da deficiência, sendo importante identificar o mais cedo possível o problema e encaminhar ao serviço especializado. “É fundamental orientar a família, logo no inicio, de como lidar com a deficiência, inclusive a mudança social em relação a ter uma pessoa com deficiência na família, seja ela um bebê que nasce, um idoso que perde a mobilidade, a pessoa que é acidentada, que tem doença progressiva, enfim, são diferentes situações e nós temos que ter um amparo para que essas pessoas sofram o mínimo possível e tenham uma situação confortável”, frisou.

Chiconi destacou o debate sobre os avanços na inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e a colocação de uma meta para criação de centro profissionalizante para as pessoas com deficiência. “Após a aplicação da lei, as portas estão gradativamente se abrindo às pessoas com deficiência. Agora temos que criar oportunidades para que essa pessoas possam se qualificar para o mercado de trabalho”, afirmou.

Para o vereador, este primeiro encontro foi muito produtivo, pois os participantes puderam colocar uma série de pontos importantes que envolvem o dia a dia da pessoa com deficiência e ainda indicaram ações para inseri-las em todos os segmentos da sociedade. “Esperamos realmente que estas metas, ou parte delas, sejam cumpridas para melhorar o acesso e a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, concluiu.

Chiconi preside também a subcomissão de Transporte Coletivo, que se reúne na quarta-feira (17), às 19h30, na Câmara Municipal. As propostas apresentadas pelas duas subcomissões serão debatidas na reunião geral da comissão, quando serão definidas as ideias principais a serem levadas à audiência pública. A reunião geral da comissão Transporte Coletivo e Pessoas com Deficiência que acontece no dia 5 de abril, e a audiência pública no dia 14 de abril, no Plenário da Câmara.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário