quarta-feira, 14 de março de 2012

Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMCO

Chiconi participa de reunião do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMCO vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) participou na segunda-feira (12) da segunda reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas do Exercício de 2012.

A reunião aconteceu na sede do consórcio, em Nova Odessa. Além de Chiconi, que é presidente do conselho fiscal, participaram o prefeito de Sumaré e presidente do consórcio, José Antonio Bachim (PT), o prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin (PDT) e o prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, Mário Heins (PDT), além dos representantes das prefeituras de Americana, Anderson Eyer, Elias Fausto, Marcelo Ozawa, e Monte Mor, Letícia Maria Cabral.
Durante a reunião foram debatidos os estudos desenvolvidos pelos técnicos das cidades consorciadas com relação à remodelação do Termo de Referência dos Resíduos Sólidos Urbanos, em virtude das discussões técnicas e das tecnologias apresentadas.

Os representantes discutiram sobre a participação do consórcio na chamada pública “Boas Práticas de Gestão Ambiental Urbana”, que será realizada em Brasília. Na ocasião, serão apresentados trabalhos dos demais consórcios e cidades brasileiras. Ficou decidida também a contratação de uma empresa para confecção do Plano de Resíduos Sólidos para a região do consórcio.
“Tivemos também a apresentação das vantagens e das desvantagens com relação à implantação da usina de processamento de resíduos sólidos na região, que é fundamental. Acredito que está havendo um avanço por parte dos técnicos das cidades. Este é um ponto positivo, e fico muito satisfeito, pois lutamos pela sua instalação desde 2007”, apontou Chiconi.

Ao final do encontro, o presidente do consórcio, José Antonio Bachim, informou que foi aprovada a carta consulta enviada ao Ministério das Cidades, que solicitou recursos para as licitações de contratação de empresas de consultoria. “A partir dessa aprovação, poderemos desenvolver os estudos necessários sobre o assunto, principalmente quanto à coleta seletiva dos municípios, assim como a vinda de recursos financeiros para a sua real implantação”, afirmou Bachim.
A próxima reunião do conselho acontece no dia 16 de abril, às 8h30.

Consórcio

O Consórcio do Lixo, como é conhecido, foi instituído em 2007 com o objetivo de reduzir custos da destinação final dos resíduos sólidos (lixo) das cidades, trabalhando em favor do meio ambiente e contribuindo com os projetos de reciclagem e geração de renda. Fazem parte do consórcio as cidades de Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré.



Beatriz Chiarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário