segunda-feira, 12 de março de 2012

Diferença no preço dos ovos de Páscoa pode chegar a 37%, aponta pesquisa de Chiconi

O preço dos ovos de Páscoa nos supermercados de Americana pode variar até 37%, apontou pesquisa realizada pelo Gabinete do vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) no dia 9 de março. O estudo constatou também que os preços subiram, em média, 7,33% em relação ao ano passado. No total, foram pesquisados 21 tipos diferentes de ovos de chocolate em cinco dos principais estabelecimentos da cidade.

O produto que apontou maior variação de preço foi o ovo de chocolate Nestlé Classic Diet de 240g. Enquanto o supermercado Wallmart vende uma unidade a R$ 39,98, no Pague Menos e no São Vicente o preço é de R$ 28,99. A diferença é de 37,91%, ou R$ 10,99. Dos 21 tipos pesquisados, o que apresentou menor variação foi o ovo Nestlé Sensação de 375g: R$ 31,90 no Brait e R$ 30,99 no Pague Menos e no São Vicente, uma diferença de 2,94%, ou R$ 0,91.

Comparativo com 2011
No total, 78,75% dos ovos de páscoa pesquisados sofreram aumento de preço em relação a 2011, enquanto 10% tiveram redução e 11,25% permaneceram inalterados. Em média, o preço dos ovos de Páscoa em 2012 subiu 7,33%.

O ovo Lacta Sonho de Valsa de 350 gramas teve um aumento no preço médio de R$ 23,73 para R$ 28,96, ou 22,06%. Já a maior queda de preço foi registrada no ovo Nestlé Chokito de 240g, que em 2011 custava em média R$ 19,99 e em 2012 tem o preço médio de R$ 19,32 – redução de 3,34%.

Segundo o vereador Chiconi, o ovo de Páscoa é o produto pesquisado por seu Gabinete que mais apresenta variação nos preços, o que mostra a importância de comparar os diversos estabelecimentos antes de decidir pela compra. “A pesquisa de preços continua sendo uma importante alternativa ao consumidor. O preço dos ovos, do supermercado mais caro para o mais barato, varia em média 15,2%, o que é uma diferença muito grande”, avalia.

Dentre os 21 tipos de ovos de Páscoa pesquisados, o supermercado Extra foi o que apresentou o maior número de preços mais altos, com dez produtos. Já o supermercado Pague Menos registrou o preço mais baixo em doze ovos de chocolate.

Chiconi lembra ainda que é comum os preços baixarem na semana anterior à Páscoa. No ano passado, a pesquisa do vereador apontou que o preço dos ovos sofreu redução de até 45% em 17 dias. O Gabinete realizará ainda, nas próximas semanas, outra pesquisa para verificar se essa queda dos preços nos dias próximos à Páscoa ocorrerá novamente.

Barras de chocolate: variação chega a 17%
Chiconi lembra ainda que, para as pessoas que optam por comprar as barras de chocolate e fazer seus próprios ovos de páscoa, também é importante pesquisar os preços. Dependendo do estabelecimento, o mesmo produto pode ficar até 17% mais caro. Foram pesquisadas oito barras de chocolate de pesos e fabricantes diferentes em oito estabelecimentos da cidade.

De acordo com o levantamento realizado, uma barra de chocolate ao leite 500g da marca Lacta custa, no Pague Menos, R$ 13,59, e na Manduri, R$ 15,95 – uma diferença de R$ 2,36, ou 17,37%. No caso do chocolate branco, a diferença também é significativa: na Ameripan, a barra de 1 kg da marca Garoto custa R$ 21,49, ao passo que na Manduri o valor é R$ 19,59 – uma diferença de R$ 1,90, ou 9,7%.

Chiconi alerta ainda que, para quem decidir comprar a barra de chocolate e fazer os ovos em casa, a barra de um quilo compensa ainda mais que a de 500 gramas. “A barra de 500 gramas de chocolate ao leite da marca Garoto custa R$ 13,95 no estabelecimento mais barato, enquanto que a de um quilo custa R$ 17,97. O consumidor compra o dobro da quantidade de chocolate e só paga R$ 4,02 a mais, o que é bem menos do que se comprasse duas barras de 500 gramas”, explica.

O vereador ressalta a importância da pesquisa para o consumidor, já que de um ano para o outro 15 das 18 barras de chocolate pesquisadas tiveram aumento de preço. “O cidadão precisa ficar atento, porque houve um aumento que chegou a 19,66%, no caso da barra de chocolate Garoto Plus de 500g, que em um dos estabelecimentos passou de R$ 14,70 para R$ 17,59 neste ano”, completa.

Este é o sexto ano que Chiconi realiza o levantamento, com objetivo de transmitir de forma clara ao consumidor a variação de preços existente. Chiconi tem promovido também, nos últimos anos, estudos periódicos de preços dos combustíveis, da cesta básica, do gás de cozinha e do pão francês.http://www.camara-americana.sp.gov.br/arqs_resumos/LPOPascoa12.xls

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