sábado, 24 de abril de 2010

Chiconi e Zoppi recebem membros do movimento “Mensageiros da Inclusão”

Os vereadores Reinaldo Chiconi (PMDB) e Celso Zoppi (PT) receberam na sexta-feira (23) integrantes do movimento “Mensageiros da Inclusão”, que passou pela cidade com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades das pessoas com deficiência. O movimento, que está percorrendo vários municípios, teve início dia 18 em São Paulo, e a comitiva segue até Brasília com chegada prevista para o dia 24 de maio.

O objetivo da caminhada é conscientizar a sociedade, quebrando barreiras e preconceitos e, acima de tudo, mobilizando as próprias pessoas com deficiência a lutar pelos seus direitos. “Essa iniciativa é importante porque pretende chamar a atenção da sociedade e das autoridades por onde passarem sobre os direitos das pessoas com deficiência que não vem sendo cumpridos”, disse Zoppi.

Zoppi e Chiconi recepcionaram os mensageiros na entrada da cidade e os acompanharam em visita a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Na ocasião, os parlamentares entregaram um documento para que seja encaminhado às autoridades estaduais e federais pedindo que seja reduzida a alíquota dos impostos sobre equipamentos e materiais ortopédicos e hospitalares. “Muitas pessoas com deficiência não têm condições financeiras em obter esses materiais pelo alto custo e a redução dos impostos dará mais acessibilidade às pessoas de baixa renda para adquirir equipamentos adequados a sua deficiência. Os mensageiros da inclusão serão portadores desta solicitação”, explicou Chiconi.

O vereador Zoppi ressaltou que a caminhada é uma iniciativa que merece aplausos, pois o esforço destes dois mensageiros está sendo realizado pelo coletivo.”O Orlando e o José querem despertar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência. Nós temos que mostrar à população e às autoridades que nós existimos e que, apesar da deficiência, nós somos cidadãos e temos direitos e deveres”, afirmou.

O movimento, iniciado por Orlando Galati e José Gonsalo Neto, percorrerá em 40 dias cerca de mil quilômetros, passando por vários municípios com destino à Brasília. “Queremos levantar onde estão os mais de 28 milhões de deficientes do Brasil e o que realmente precisam. Vou recolher cada pequeno sonho para montar esse quebra-cabeça que é a realidade das pessoas com deficiência no país e entregar ao presidente Lula. Nossa caminhada é dolorosa, perigosa e estamos correndo risco de vida nas estradas, mas vale a pena”, disse Orlando.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário