terça-feira, 5 de outubro de 2010

Em nova diligência, Chiconi constata dificuldades para deficientes nas calçadas


O vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) realizou nesta terça-feira (05) a terceira diligência para constatar problemas de acessibilidade na região central de Americana. Desta vez, o trajeto percorrido compreendeu a Praça dos Americanos, entre o final da Avenida Campos Salles e o início da Rua Washigton Luiz, descendo para a região central.

Chiconi explicou que a iniciativa surgiu depois de reclamações feitas por populares, que apontaram uma série de problemas para caminhar no passeio público. “As duas primeiras diligências foram fundamentais para identificar os obstáculos dos passeios públicos e estabelecimentos comerciais que não possuem rampa de acesso aos cadeirantes, atingindo pessoas com deficiência visual e idosos”, afirmou.

Segundo o parlamentar, o objetivo da terceira diligência foi identificar as dificuldades nos passeios públicos devidas às más condições das calçadas, muitas vezes bloqueadas por raízes de árvores. “Muitas árvores antigas com raízes muito grandes acabam deformando toda a calçada e isso dificulta demais a passagem de idosos, cadeirantes e deficientes visuais”, disse Chiconi.

O vereador destacou a participação dos integrantes da Secretaria de Obras da Unidade de Parques e Jardins, Edison Evangelista e Antonio Duarte de Paula. “Foi importante pois puderam conhecer in loco algumas das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, e assim estudar melhor soluções para melhorar os passeios públicos da cidade”, justificou.

Além das autoridades e de representantes de entidades, quatro integrantes do centro de prevenção à cegueira participaram da diligência e mostraram aos presentes as dificuldades enfrentadas por eles diariamente nas ruas da cidade.

De acordo com Tarcisio Correa, que é deficiente visual, as calçadas irregulares, cheias de buraco, raízes de árvores e sujeira são as principais dificuldades enfrentadas. “O passeio público de Americana tem que melhorar muito para facilitar a passagem do deficiente visual”, disse.

Benedito Flávio de Oliveira, também deficiente visual, destacou que além das péssimas condições dos passeios públicos, existe uma falta de respeito muito grande da população e principalmente dos motoristas no auxilio às pessoas com deficiência.

“Nós percebemos que mesmo com semáforo e sinal sonoro os motoristas não respeitam a gente, são pouquíssimas as pessoas que se preocupam em nos auxiliar, seja na travessia de uma rua ou com informações. Eu gostaria que a população olhasse um pouco para nós que temos deficiência”, justificou Oliveira.

Para a secretária de Promoção Social, Leila Mara Pessotto de Paula, as três diligências foi importante para identificar os problemas e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência da cidade em diferentes situações. Ela destacou o trabalho conjunto entre as secretarias e Câmara. “Vamos nos reunir para analisar e tentarmos encontrar a melhor solução para todos os problemas encontrados, além de montar projetos para iniciarmos as adequações necessárias de acessibilidade. Precisamos também que as pessoas se conscientizem da necessidade de respeitar as pessoas com deficiência”, disse.

O vereador Reinaldo Chiconi irá agendar para o próximo dia (26) uma visita à Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual “Laramara”, localizada na cidade de São Paulo, com o objetivo de conhecer projetos já implantados. “Vamos buscar experiências que deram certo e queremos levar alguém do Executivo de Americana para conhecer e estudar as possibilidades de implantação desses projetos em nosso município”, concluiu.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário