terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dificuldades de acessibilidade aos deficientes são apontadas em diligência


O vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) realizou nesta terça-feira (21) diligência na região central de Americana para identificar estabelecimentos comerciais e passeios públicos que possuem obstáculos para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Participaram da caminhada o vereador Valdecir Duzzi (PSDB), os secretários de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo e de Promoção Social, Leila Mara Pessotto de Paula, além de técnicos da Prefeitura e da Câmara Municipal, voluntários da ONG (Organização Não Governamental) Direito de Viver e membros do CPC (Centro de Prevenção à Cegueira).

Chiconi explicou que a iniciativa surgiu devido a diversas reclamações feitas por populares, que apontam problemas como o crescimento desordenado de matos, obstáculos nos passeios públicos, estabelecimentos comerciais que não possuem rampa de acesso ao cadeirante e ainda alguns proprietários de imóveis que utilizam a calçada como continuação do jardim de suas residências. Tudo isso dificulta a passagem, principalmente das pessoas com deficiência e dos idosos.

“Muitos passeios públicos colocam em risco a integridade física da pessoa que, devido ao péssimo estado de conservação da passagem, tem que caminhar na rua, lugar destinado ao tráfego de veículos. Escolhemos esta data para realizar o ato por ser o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência”, defendeu Chiconi.

Durante o trajeto, os participantes tiveram a oportunidade de utilizar cadeiras de rodas para se locomoverem e perceberam as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência. “É muito complicado para o cadeirante andar nas calçadas que, na grande maioria, estão sinuosas e não possuem rampa. Além disso, os comércios não estão adaptados para atender o deficiente”, lembrou Duzzi.

Os secretários Biondo e Leila conversaram com os comerciantes sobre a importância da acessibilidade às pessoas com deficiência nos estabelecimentos. “A maioria dos comerciantes tem a consciência que é preciso se adaptar a Lei e estão dispostos a cumpri-la”, disse Leila.

“A Secretaria de Obras vai encaminhar aos comerciantes material com as orientações de como atender às exigências da Lei e deixará técnicos à disposição para auxiliar na implantação e nas mudanças que os estabelecimentos terão que realizar”, concluiu Biondo.

Chiconi ressaltou que na próxima terça-feira (28) outra diligência será realizada, desta vez voltada às pessoas com deficiência visual. “Para dar prosseguimento às diligências, faremos uma nova caminhada com os deficientes visuais que possuem necessidades diferentes dos deficientes físicos. O objetivo é apontar as dificuldades e buscar soluções”, disse.

O local do encontro será às 8h30, na sede do CPC, situado na Avenida Bandeirantes, 2600, Machadinho.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário