sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Vereadores cobram execução de compromissos firmados pela Neotêxtil

Os vereadores Celso Zoppi, Adelino Leal (ambos do PT), Divina Bertália (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB) se reuniram nesta sexta-feira (10) com representantes da Neotêxtil para discutir o cumprimento das obrigações fixadas pela lei nº 4.810/2009, que autorizou a cessão de uso de duas ruas localizadas no bairro São Vito à empresa.

Zoppi, que em um ano apresentou junto a outros vereadores cinco requerimentos solicitando informações sobre os cumprimentos destas obrigações, fez diversos questionamentos aos representantes da empresa, o consultor Wanderlei Vieira Chaves e o gerente Amauri Masson.

De acordo com o parlamentar, no último requerimento elaborado questionando o cumprimento das normas, a empresa encaminhou um relatório vago do que havia sido cumprido. “A empresa reconheceu que as informações solicitadas vieram de uma maneira vaga, sem documentos comprobatórios do cumprimento das normas”, disse.

Ainda segundo Zoppi, os representantes da empresa se comprometeram a protocolar nos próximos dias cópias de todos os documentos comprovando a execução dos trabalhos já realizados: as cláusulas que determinavam a geração de 30 novas vagas de emprego em um ano, a transferência de todo o faturamento da empresa para ser arrecadado no município de Americana, o pagamento da iluminação das ruas cedidas e a doação de uma ambulância.

Para o vereador Chiconi, todos os compromissos estabelecidos na lei foram praticamente cumpridos. “Só faltou diálogo entre a Prefeitura e a Neotêxtil para acertar os detalhes da execução total dos serviços devido à falta de especificação para os reparos necessários”, disse.

Referente à reforma e manutenção da Unidade Básica de Saúde - UBS e da Creche Curimã, Chaves explicou que as melhorias estão sendo executadas dentro do cronograma da empresa e conforme solicitação da prefeitura.

Zoppi justificou que as cláusulas constantes no termo de concessão são muito vagas, não permitindo um detalhamento do que exatamente tem que ser feito tanto na UBS quanto na creche. “São detalhes do acordo que não foram especificados na época e não por falta de alerta dos vereadores”, afirmou.

Outros dois itens do contrato que também precisam ser definidos são o fornecimento de materiais esportivos ao grupo da terceira idade do bairro São Vito e a construção de uma biblioteca para a comunidade do bairro. Zoppi questionou qual o tipo de biblioteca será instalada e qual a demanda que deverá ser atendida, e sugeriu a consulta a um bibliotecário da prefeitura para ajudar a definir os termos corretos para a montagem da biblioteca. “Em todos os itens do termo de acordo falta a especificação dos detalhes, e isso é muito importante para cumprimento das cláusulas do contrato”, ponderou o vereador.

Zoppi informou que está em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município para sugerir a nomeação de um funcionário que atue como gestor, para que junto aos vereadores faça um detalhamento do que falta ser feito, além de acompanhar o cumprimento de todas as normas estabelecidas no termo de concessão. “Esse acompanhamento é importante para que haja uma fiscalização efetiva. Todos entendemos que houve falta de diálogo na época e que vão retomar a questão e cumprir todos os detalhes dos termos propostas”, concluiu Zoppi.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário