terça-feira, 28 de setembro de 2010

Em nova diligência, Chiconi constata dificuldades para os deficientes visuais




O vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) realizou nesta terça-feira (28) a segunda diligência para constatar problemas de acessibilidade pela cidade. Desta vez, o trajeto foi da Sede do CPC (Centro de Prevenção a Cegueira) da Avenida Bandeirantes à Avenida Antonio Lobo, passando pelo cruzamento da linha férrea na região central. O objetivo foi identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual que fazem diariamente este trajeto, do terminal urbano ao CPC.

Chiconi explicou que a iniciativa surgiu depois de reclamações feitas por populares, que apontaram uma série de problemas para caminhar no passeio público. O primeiro encontro foi realizado na última passada. “A primeira diligência foi fundamental para identificar os obstáculos dos passeios públicos e estabelecimentos comerciais que não possuem rampa de acesso ao cadeirante, atingindo pessoas com deficiência e idosos”, justificou.

Durante a diligência os secretários de Obras e Serviços Urbanos, Flávio Biondo, e de Promoção Social, Leila Mara Pessotto de Paula, usaram venda e foram guiados durante todo o percurso por deficientes visuais e puderam conhecer de perto todas as dificuldades que eles enfrentam diariamente. “Foi uma experiência que mexeu muito comigo. Coloco a pasta à disposição para dar o suporte que for preciso”, destacou a secretária.

Os integrantes do centro de prevenção apresentaram algumas prioridades para serem implantadas no trajeto entre o terminal urbano e o metropolitano ao CPC. Rebaixamento de sarjetas, construção de mureta na avenida Bandeirantes, que serve de guia para as pessoas com deficiência e piso tátil próximo aos orelhões, foram as indicações.

A coordenadora administrativa, Rosana Luchiari, explicou que existe uma lei municipal, de autoria do próprio Chiconi, que se estabelece pisos especiais nos orelhões. “Esse piso especial é muito importante, pois quando a bengala toca o orelhão, a pessoa já quase bateu a cabeça”, explicou Rosana.

O secretário de obras destacou que as melhorias no trajeto serão priorizadas e deverão ser iniciadas na próxima semana. Falou ainda que existem alguns projetos em andamento na prefeitura para melhorar a acessibilidade nas vias públicas. “Nós estamos pensando na acessibilidade em todas as obras públicas e isso é o começo de um grande desafio que temos que fazer”, disse.

Eva Aparecida Aguiar, que é deficiente visual e freqüentadora do CPC, destacou que há muito tempo espera por melhorias na acessibilidade e espera uma resolução dos problemas. “Nós, deficientes visuais, não podemos ficar esperando, vamos cobrar para que todas essas melhorias saiam do papel”, comentou.

Chiconi destacou que esta segunda diligência foi fundamental para que as autoridades conhecessem as dificuldades diárias dos deficientes visuais e assim priorizar a execução de algumas obras de acessibilidade. “Foi muito importante a participação do executivo, pois se pode conhecer e sentir as necessidades dos deficientes visuais da nossa cidade”, justificou.

O vereador falou a inda da importância da realização de campanhas de conscientização da população e principalmente dos motoristas, quanto ao respeito ao sinal sonoro. Chiconi destacou ainda que será criada uma agenda de compromisso para pontuar todas as necessidades de melhorias da cidade, não só no trajeto entre o CPC e os terminais.

Além das autoridades, participaram também técnicos da Prefeitura, da Câmara Municipal, voluntários da ONG (Organização Não Governamental) Direito de Viver e membros do CPC.

Chiconi ressaltou que na próxima terça-feira (5) outra diligência será realizada, desta vez na região central, passando por diversas calçadas que possuem obstáculos e árvores com raízes expostas. “Para dar prosseguimento às diligências, faremos uma nova caminhada com objetivo de apontar os principais obstáculos nos passeios públicos e buscar soluções”, disse.

O local do novo encontro será a praça dos Americanos, às 8h30.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário